Vanguarda Gaúcha em TI – Porto Alegre é demais

Vanguarda Gaúcha em TI – Porto Alegre é demais

Porto Alegre é demais. Quantos de nós já não repetimos esta frase tirada de uma bela música escrita por nosso prefeito?

Pois bem, além de ser demais, Porto Alegre hoje é uma capital cada vez mais moderna. Vamos conferir?

No próximo dia 26, estará ocorrendo em Porto Alegre, na camara dos vereadores, o III Encontro de TIC na semana de Porto Alegre, organizado exemplarmente pela SUCESU-RS, que mostrará alguns pontos em que nossa capital é pioneira. Serão três painéis, apresentados, debatidos e fomentados por empresários e executivos empenhados em transformar a nossa capital em um verdadeiro case. E o melhor é que não precisaremos nos desligar do trabalho, pois a PROCEMPA vai disponibilizar wireless no auditório…

E, afinal, o que faz com que a nossa capital seja considerada demais?

Bem, inicialmente, ser pioneira na utilização em larga escala de wireless. O painel “Wireless – Iniciativas do setor público e do setor privado – Quem mais se beneficia como e quando” apresentará o projeto implantado na Capital, que dá ao cidadão condições de acessar à Internet, por enquanto em alguns locais, para todos aqueles que possuem computador portátil equipado com placa wireless para acesso à conexão sem fio. Além disso, neste painel saberemos que somos uma capital que produz tecnologia de ponta e desenvolveu uma infra-estrutura de comunicações que viabilizou o crescimento das empresas locais. Ora, até um leigo sabe que um sistema de comunicação de dados confiável e econômico é fundamental para o dia-a-dia das empresas.

O painel “e-NF – Apresentação das iniciativas municipal, estadual, federal, e empresarial – discussão sobre vantagens e desvantagens” trará aos presentes cases de empresas gaúchas que já estão preparadas para a sua utilização e dos problemas e soluções encontradas. Imperdível.

O terceiro Painel “Formação de Capital Humano – Entidades de TIC e Empresas – Visão do problema e iniciativas para solução” trará a discussão sobre a tão comentada falta de capital humano em TI, trazendo algumas soluções, cases e visão de empresas do setor, como o caso dos 1.100 candidatos, formando 27 candidatos por vaga em um curso técnico gratuito em formação de desenvolvedores de software, formatado pelo Julio Ferst da ASSESPRO-RS.

Aproveite e de uma passadinha na Mostra de Equipamentos de TIC – Promovido pelo COMCET – na ante-sala do auditório, um belo trabalho organizado pelo competente Manolo.

E, na saída, entre no Ônibus de Inclusão Digital, que estará na entrada da Câmara de Vereadores oferecendo internet gratuita e tutorial sobre informática para o público em geral, uma ação do CDI.

Bem, como deu para notar, sou apaixonada por esta cidade e acredito que uma ação de todos possa realmente fazer diferença. Devem ser aplaudidas ações como CEBIT em Porto Alegre, capitaneada pelo Antonioni, formação de capital humano, e-NF, wireless, dentre outras… Nao esquecendo nunca que entidades unidas realmente fazem a diferença.

Aproveite para fazer contatos e saber das últimas novidades na área. Será um grande evento.

Nos encontramos lá.

Letícia Balen Zereu Batistela – Consultora Jurídica em TI